01 março 2011

Semifrio de laranja e canela

semifrio_laranja_canela
A minha mãe faz uma sobremesa maravilhosa com “palitos la reine” e ananás. Como queria homenageá-la, no meu dia de anos, e depois de feito o bolo de aniversário, decidi pegar nesse ingrediente e juntá-lo à sua fruta preferida: laranja. O resultado foi muito bom, resistiu a uma viagem de 1 hora, mas ainda assim doce de mãe é doce de mãe e continua a ser imbatível.
De realçar o doce de laranja da Zira Cadaval, que comprei numa loja gourmet há uns meses, do qual gostei bastante. Não o voltei a encontrar, o que atesta a qualidade e sazonabilidade do produto, mas já repeti o semifrio com doce de cenoura da mesma marca (igualmente muito bom).

semifrio_laranja_canela2
Semifrio de laranja e canela

Ingredientes

6 folhas de gelatina incolor
5 gemas
120g de açúcar (tiro sempre um bocadinho)
Raspa de 1/2 laranja
Sumo de 3 laranjas (1 + 2)
100g de queijo mascarpone
1 colher (sobremesa) de canela em pó (ponho sempre mais um bocadinho)
3 claras
2 dl de natas
12 palitos la reine
150g de doce de compra (da sua preferência)

Preparação

Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Num recipiente, misture as gemas com o açúcar e a raspa de laranja. Leve ao lume em banho-maria até engrossar, mexendo continuamente.
Bata as claras em castelo e reserve. Adicione ao preparado anterior a gelatina escorrida e mexa-a até que se dissolva. Acrescente o sumo de 1 laranja, o queijo, a canela e as claras batidas em castelo. Deixe arrefecer.
Bata as natas firmes e misture-as no creme. Forre uma forma rectangular com película aderente e coloque, no fundo, palitos de la reine previamente molhados no restante sumo de laranja. Cubra-os com um pouco de doce. Verta parte do creme.
Coloque outra camada de palitos, de doce, de creme e termine com palitos. Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
Desenforme, elimine a película e regue com o doce que resta.
Sirva fresco.

semifrio_laranja_canela3


Bom apetite!

1 comentário:

Mar disse...

Olá Sandra!

Depois de uma semana inacreditável, de tão cheia, soube tão bem vir aqui. Este doce parece ser uma tentação. E as suas fotografias acentuam esse carácter sedutor:)
Fiquei com ideia de experimentar. Depois de vencer o meu cansaço!

Um beijo para si.

Mar