04 março 2011

Tiramisu de amêndoa e caramelo – Gourmets Amadores

Como disse aqui, até ter mudado de cidade e começado a partilhar uma vida com o meu namorado, raramente cozinhava. Mas isso não significa que não me maravilhasse com blogs e sites de culinária (grande parte deles repletos de belíssimas fotografias), admirasse mesas postas com muito bom gosto, conseguisse até sentir o cheiro e sabor de ingredientes quase desconhecidos para mim. E muitos tornaram-se para mim uma referência em termos de qualidade.
O Gourmets Amadores é um desses blogs que sigo anonimamente há anos. E continuo apaixonada. Por tudo! Tantas e tantas receitas que se adivinham deliciosas, excelentes fotografias, partilha de experiências de viagens, referências a livros especiais, histórias pessoais… Tanto da autora, Suzana, que é impossível ficar indiferente aos sentimentos de empatia, do “parece que a conheço tão bem”, do “temos tanto em comum”.
Assim, e para presentear uns amigos muito queridos, a V. e o M., fui buscar ao Gourmets uma receita especial. Um tiramisu fantástico de amêndoa e caramelo. Uma combinação de sabores improvável para uma sobremesa da qual gosto bastante. Venci a preguiça e resisti ao facilitismo de usar ingredientes “já feitos”. E ainda bem. As coisas assim ganham um encanto especial. Se puderem, não deixem de experimentar.

tiramisu_amendoas

Bom apetite!

5 comentários:

Eu_sou_eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pisces Girl disse...

Hmmmm... tem um aspecto delicioso!

Mar disse...

Fiz tiramisù uma única vez. Retirei a receita daquele livro sobre a Toscana, de que já falei no meu blog. Gostei da introdução de caramelo. Adoro o sabor intensamente doce do caramelo:) Mesmo que seja tão intenso, que não dê para repetir.
Obrigada pela referência deste blog.

Um beijo de bom fim-de-semana!

Mar

Suzana disse...

Sandra,

FIquei para aqui a digerir as simpáticas palavras e a referência à minha cozinha/janela que muito me envaidece. Não pode imaginar o quão importnate é para mim. Obrigada! Nos dias em que não me apetecer escrever hei-de vir até aqui para me lembrar da razão primeira que me leva a alimentar esta ideia.

Como diz a Mar este é um tiramsú poderoso. :)

Beijo e bom fim de semana*

Susana Gomes disse...

Que bem medidas foram as tuas palavras: a Suzana e o Gourmets são tudo isso. verdadeiramente especiais. :)
Adorei a tua escolha, há lá carinho maior do que presentear os amigos com uma coisa tão boa? :)
Beijinhos