16 março 2011

Frango na telha com molho de amendoim

frango_telha

O L. cozinha muito bem. Quando estou a trabalhar aos fins de semana (é muito frequente) e temos amigos que vêm jantar, sei que a cozinha fica bem entregue. Desta vez a receita do prato principal saíu da revista Segredos de Cozinha nº 1318 e, apesar das fotos não estarem boas, a comida era maravilhosa.

Frango na telha com molho de amendoim

Ingredientes (para 4 pessoas)

800g de supremos de frango
1 limão (sumo)
2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
1,5 dl de água
200g de brócolos
0,5 dl de azeite
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 dl de vinho branco
2 dl de natas (magras)
2 colheres (sopa) de miolo de amendoins torrados
sal e pimenta q.b.

Preparação

Corte o frango em pedaços, coloque-os numa tigela e tempere-os com o sumo de limão, sal e pimenta. Deixe tomar gosto por 30 minutos.
Dissolva a manteiga de amendoim na água e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Coza os brócolos em água com sal, escorra-os e reserve-os.
Escorra o frango da marinada e core-o no azeite. Retire o frango e, na mesma gordura, refogue a cebola e os alhos triturados.
Regue com o molho de manteiga de amendoim e deixe ferver. Junte novamente o frango e deixe cozinhar em lume brando, cerca de cinco minutos. Regue com o vinho branco e deixe o álcool evaporar, até obter um molho cremoso.
Ligue o forno a 160ºC. Coloque o preparado de frango numa telha. Regue com as natas e mexa com um garfo para misturar. Leve a meio do forno por cerca de 15 minutos.
Sirva o frango com os brócolos e os amendoins picados. Acompanhe com arroz e batatas.

frango_telha2

Bom apetite!

4 comentários:

Susana Gomes disse...

Eu tenho cá uma telha que a minha me deu, ainda por estrear. tenho que pensar o que fazer com ela, já que cá em casa a cozinha explode se ficar entregue ao meu Esparguete! :) :)
Beijinhos

Mar disse...

Que bom aspecto! Quase crueldade ter vindo aqui mesmo antes de almoçar. Mas ainda bem que sim. Que vim. Que sorte ter um marido que cozinha coisas com este aspecto. E que sorte tiveram esses amigos.

Um beijo de bom fim-de-semana. Espero que sem horários de trabalho:)

Mar

Sara disse...

Eu gostaria de poder ter a chance de fazer as coisas como você está, mas eu acho que tenho muitas habilidades na cozinha, espero que em algum momento têm a chance de comer em um restaurante em moema

junior disse...

Oi, apesar do post ser antigo, onde posso encontrar esta telha ? sou de Curitiba mas vou passar por Umuarama...