25 fevereiro 2011

Frango no forno com cogumelos, bacon e alecrim – In the mood for food

Já preparei várias receitas deste blog porque o adoro. Simplesmente. E saíu sempre tudo muito bem. Tão bem, que por vezes nem consegui tirar fotografias, tal a pressa em servir os comensais,  outras por ser de noite e não terem saído bem.
Por isso tenho “resistido” em dedicar uma 6ª feira inspiração ao In the mood for food, sempre à espera de repetir receitas ou experimentar alguma nova.
Como não quero deixar passar outra 6ª feira sem mostrar aqui porque razão decidi criar um “blog de comeres”, porque adoro e me inspiro numa série de blogs/sites que anonimamente sigo há anos, outros que conheço há pouco tempo mas que já fazem parte da minha vida, deixo aqui uma foto que não faz jus ao quão bom é este frango, pura comfort food num Inverno que teima em prevalecer e deixar a sua marca (ando constipadita!).
Não deixem de visitar o blog da Diana, uma menina lutadora que corre atrás do que gosta de fazer (fotografia, comida, etc.) e nos mostra isso mesmo com paixão.

frango_forno

Bom apetite!

21 fevereiro 2011

Sábado foi dia de festa…

bolo_aniv
O passar do tempo não perdoa e sábado, dia 19, comemorei mais um aniversário. 34!. Foi um verdadeiro bálsamo regressar à minha cidade, estar com a minha família e rever grande parte dos amigos, que por circunstâncias da vida não estão actualmente tão presentes quanto gostaria. Lembro-me sempre deles (e sei que sou muito lembrada também). Foram dois dias muito bons e, no fundo, continuo a ser uma menina muito “paparicada e mimada” pelos pais (e não só). Sabe tão bem…

Na 6ª feira à noite eu e o L. pusemos mãos à obra e fizemos o meu bolo de aniversário “de casa”. Esta foi a receita escolhida e, depois de alguns percalços, acabei com um bolo de… noiva. Parecia mesmo! Ainda deu para pregar uma partida e dar umas valentes risadas.
Não tinha duas formas iguais e usei um extra (ananás) no recheio, para cortar um pouco o doce (afinal não era necessário). Foram as alterações feitas num bolo que ficou delicioso.

bolo_aniv2

À noite tive direito a outro bolo de aniversário, feito pela minha amiga V., a quem agradeço muito… mais uma vez. Um bolo de chocolate maravilhoso, feito por uma doceira maravilhosa. ;-)

bolo_aniv3

No domingo, e apesar da chuva e do frio, ainda consegui andar pelo jardim e horta dos meus pais, sempre tratados com tanto carinho e dedicação. A Primavera está mesmo a chegar e a maior parte das flores estão a começar a despontar. E porque me lembrei bastante da querida Mar, bem como das “meninas” que costumam comentar os seus posts, deixo-lhes virtualmente uma flor perfeita: uma camélia japonesa.

camelia_japonesa2

Obrigada a todos os que tornaram o dia do meu aniversário perfeito!

Sandra

18 fevereiro 2011

Sugestões…

Excepcionalmente, hoje não haverá a “6ª feira – blog inspiração”.
Em vez disso, peço sugestões de lugares/restaurantes/lojas/etc. que gostem em Paris e queiram partilhar comigo. Vão ser poucos dias, no final de Março, mas espero aproveitá-los bem.
Ligados à comida já tenho alguns endereços que quero mesmo visitar, mas existe sempre aquele bistrot ou patisserie perdidos em alguma ruela que fez as vossas delícias. Se o tempo permitir, gostaria de experimentar. :-)
Desde já obrigada…

17 fevereiro 2011

Peixe-gato com alho francês e camarão

Embora não cumpra o seu papel há já bastante tempo, o L. tem uma banda gástrica. Enquanto está em lista de espera para ser retirada, frases como “estou entupido” ou silêncios que se adivinham dolorosos fazem parte do nosso quotidiano. Ele sabe que é preciso mastigar muito devagar, mas se a comida for “menos seca” é uma grande ajuda. E é por isso que tento fazer refeições que contenham molho ou sejam mais cremosas. Como o uso de natas tem mesmo de ser excepcional por estes lados, troco-as frequentemente por iogurtes naturais. A textura e o sabor são diferentes, claro, mas apresentam-se como uma alternativa bem menos calórica e cumprem o seu propósito.
Este peixe é uma invenção que correu bem e até já foi repetido várias vezes cá em casa. Os ingredientes são “a olho”.

peixegato_alhofr

Peixe-gato com alho francês e camarão

Ingredientes (para 4 pessoas)

2 filetes grandes de peixe-gato (sem espinhas)
Miolo de camarão previamente cozido (1 tigela pequena)
6 delícias do mar
Alho francês em rodelas (1 tigela pequena)
1 cebola pequena
2 alhos pequenos
2 iogurtes naturais
1/2 pacote de creme de marisco
Azeite q.b.
Sal aromatizado e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.

Preparação

Tempere os filetes com sumo de limão, sal (usei aromatizado com orégãos, alecrim e alho) e pimenta. Tenha em atenção que o creme de marisco já é um pouco salgado. Deixe tomar gosto por 30 minutos.
Aloure uma cebola pequena em rodelas num pouco de azeite. Junte o camarão e deixe cozinhar um pouco. Retire e cubra o fundo de um tabuleiro refractário com esta mistura. Na mesma frigideire aloure o alho francês e reserve.
Corte os filetes ao meio. Coloque-os por cima da cebola/camarão.
Bata os dois iogurtes naturais com o creme de marisco, de forma a não deixar grumos. Leve ao lume juntamente com o alho francês e rectifique os temperos, se necessário.
Verta por cima do peixe e leve ao forno por 30 minutos ou até estar cozinhado.
Sirva com arroz de ervilhas e/ou uma salada.

peixegato_alhofr2

Bom apetite!

16 fevereiro 2011

Os panados da Babette

Faz muito tempo que não comia panados. Porque são fritos. E é tão raro fazermos fritos cá em casa… Mas a Babette mostrou uma forma muito mais saudável de os fazer. E eu, que até sou uma pessoa das letras, gostei bastante da aritmética que ela apresentou. Apenas duas diferenças em relação à receita original: usei bifes de frango e, como não tinha pão ralado, triturei uma mão cheia de corn flakes não açucarados. Ficaram deliciosos. A fazer mais vezes.

panados_forno

Bom apetite!

14 fevereiro 2011

Rosas

Não ligo nada ao comercial “Dia dos Namorados”, mas como é uma 2ª feira em que as folgas coincidem, sendo portanto um dia de partilhas e descobertas, que passamos juntos,  deixo ao L. as imagens de umas rosas em forma de coração (e que aproveito para oferecer virtualmente a todos quantos passam aqui).

rosas1

rosas2

11 fevereiro 2011

Gelatina de Frutas – Chocolatria

gelatina_frutas1

O Chocolatria foi o primeiro blog/site além-mar que conheci. Já lá vão quase três anos. E é fácil perceber porque é que (entre milhares de espaços na blogosfera culinária) este se mantém como um dos meus favoritos. Primeiro porque as fotografias são lindas (de babar, mesmo!), depois porque as receitas apresentadas parecem simplesmente maravilhosas, a escrita é simples mas cuidada e imagino a Simone (autora e “arquitecta que virou chocolate” (amo!) ) uma simpatia de pessoa. Enfim… tudo muito bom. O difícil mesmo é segurar-me para não experimentar fazer e comer cada uma das iguarias.
E porque tenho um pai que de vez em quando passa por aqui, um pai que zela pela minha saúde e que me diz sempre para não comer doces ou coisas que não ajudam a minha “gordinha anatomia”, desta vez faço-lhe a vontade e a promessa de fazer delícias só quando forem para ser partilhadas por muita gente. E então irei com certeza buscar uma receita mais calórica ao Chocolatria.
Por enquanto, procurei um equilíbrio entre o não gostar muito de gelatina e o facto de ser uma coisa que o L. não dispensa. Dá um pouco mais de trabalho, é certo, mas compensa bastante em sabor e apresentação. Podem vê-la .

gelatina_frutas2

gelatina_frutas3

Bom apetite!

10 fevereiro 2011

Bacalhau diferente

Não gosto de deitar nada fora. Começa pelo respeito por quem pouco ou nada tem para comer, além de que são alimentos que me/nos saem do bolso (ou a quem gentilmente nos oferece).
Havia por isso a urgência de gastar umas coisas que estavam a sobrar na arca e no frigorífico. Rendeu um “tabuleiro” que deu para seis refeições. Um bacalhau diferente (que podia ser, mas não é com natas) e muito saboroso. Preferia mil vezes fazer comida todos os dias, pensada com carinho e elaborada com amor, mas o horário que faço este mês (tarde/noite), do qual não gosto mesmo nada, não o permite. Assim sendo, lá se vão inventando uns pratos que simultaneamente servem de comfort food (aquecida) e ajudam a acabar com os excedentes.

Faço um apelo para que leiam este texto, maravilhosamente escrito, mas que fala de uma realidade triste e nos deixa a pensar. Visitem mais, abracem mais, sorriam mais, telefonem mais, parabenizem mais. Vou fazer a minha parte.

bacalhau_diferente

Bacalhau diferente

Ingredientes (a olho)

Uma posta grande de bacalhau, cozida e desfiada
Batatas cozidas, cortadas em cubos pequenos
6 delícias do mar
Miolo de camarão, previamente cozido
1/2 lata de cogumelos laminados
Cebola q.b.
Alho q.b.
Azeite q.b.
3 iogurtes naturais (podem trocar por natas; deve ficar mais cremoso)
Farofa q.b. (facultativo)
Sal, pimenta e orégãos q.b.

Preparação

Misture o bacalhau desfiado com as batatas cozidas e cortadas em cubos pequenos. Refogue num pouco de azeite uma cebola e dois alhos pequenos. Junte o camarão, as delícias do mar cortadas e os cogumelos. Deixe alourar um pouco e misture-os ao preparado anterior.
Bata os iogurtes naturais (ou natas, se preferir) e tempere-os com sal, pimenta e orégãos a gosto. Envolva-os no bacalhau. (Como usei todos os iogurtes que tinha em término de prazo e fiquei com mais líquido do que pretendia, juntei um resto de farofa condimentada, que ajudou a dar consistência e sabor. Foi uma decisão muito acertada ;-) ).
Leve a forno quente (200º) durante 30 minutos ou até estar dourado.

Bom apetite!

04 fevereiro 2011

Pudim merengado de banana – Baunilha e Caramelo

Outra 6ª feira, outro blog inspiração. Desta feita trata-se do maravilhoso “Baunilha e Caramelo”. Receitas irresistíveis, fotografias maravilhosas, uma doçura de menina (a Andreia). Tenho muita pena que os posts não sejam ainda mais frequentes, pois as iguarias que nos mostra são um aconchego para a alma e fazem antever um verdadeiro festim no palato. Mas a vida também é feita de estudos e trabalhos e nem sempre o tempo permite mais. Porque de resto, a paixão pela culinária está lá… em cada receita, em cada foto, em cada linha escrita. E como às vezes os devaneios são permitidos, aqui fica o meu: que bom que era que a Andreia deixasse as engenharias e abrisse ela própria uma Bakery. Na cidade onde vivo, pertinho de minha casa até. Seria uma cliente fiel e assídua. Não custa desejar isso, não é? ;-)
O pudim que trago hoje é muito bom. Dá vontade de ter sempre bananas à disposição na fruteira, para repetir vezes sem conta. Passem para ver a receita e não deixem de experimentar.

pudim_merengado1
pudim_merengado2pudim_merengado3

Bom apetite!

03 fevereiro 2011

Batatas assadas do Jamie

Num destes dias apanhei na Sic Mulher um episódio de “O Natal de Jamie”, onde ele fazia umas batatas assadas em três declinações: com azeite para serem mais saudáveis, com manteiga por terem mais sabor, e com banha de ganso, pela consistência e sabor.
Decidimos fazê-las e, mau grado do L. (que queria as de manteiga), seguimos a “variante azeite”.
Ficaram boas, sequinhas e estaladiças, mas creio que se tivessem sido descascadas (usámos batatas primor, com a casca muito fina) pudessem ter ficado ainda mais crocantes e saborosas. O L. meteu mãos à obra e confeccionou este acompanhamento que, ainda assim, merece repetição logo que possível.

batatas_jamie1

Batatas assadas perfeitas

Ingredientes (adeque ao número de comensais)

Batatas q.b.
Azeite q.b.
Alecrim q.b.
Alhos q.b.
Sal marinho e pimenta q.b.

Preparação

Depois de descascadas, corte as batatas em pedaços médios. Tire a goma com água. Deite-as numa panela com água fria, tempere com sal e leve a cozer durante 10 minutos.
Depois de cozidas, retire-as e escorra-as. Abane-as um pouco.
Cubra o fundo de um tabuleiro com azeite de boa qualidade, espalhe por cima as batatas cozidas, tempere com sal e pimenta preta. Leve ao forno durante 30 minutos, a 190ºC, até estarem douradas. Passado esse tempo retire-as e esmague-as um pouco. Este processo ajuda a que fiquem estaladiças por for a e macias por dentro.
Numa taça ponha alecrim, junte azeite, vinagre e alguns alhos. Verta esta mistura por cima das batatas, uniformemente.
Volte a levar ao forno por mais 25/30 minutos, ou até achar que estão perfeitas.

batatas_jamie2

Bom apetite!