10 fevereiro 2011

Bacalhau diferente

Não gosto de deitar nada fora. Começa pelo respeito por quem pouco ou nada tem para comer, além de que são alimentos que me/nos saem do bolso (ou a quem gentilmente nos oferece).
Havia por isso a urgência de gastar umas coisas que estavam a sobrar na arca e no frigorífico. Rendeu um “tabuleiro” que deu para seis refeições. Um bacalhau diferente (que podia ser, mas não é com natas) e muito saboroso. Preferia mil vezes fazer comida todos os dias, pensada com carinho e elaborada com amor, mas o horário que faço este mês (tarde/noite), do qual não gosto mesmo nada, não o permite. Assim sendo, lá se vão inventando uns pratos que simultaneamente servem de comfort food (aquecida) e ajudam a acabar com os excedentes.

Faço um apelo para que leiam este texto, maravilhosamente escrito, mas que fala de uma realidade triste e nos deixa a pensar. Visitem mais, abracem mais, sorriam mais, telefonem mais, parabenizem mais. Vou fazer a minha parte.

bacalhau_diferente

Bacalhau diferente

Ingredientes (a olho)

Uma posta grande de bacalhau, cozida e desfiada
Batatas cozidas, cortadas em cubos pequenos
6 delícias do mar
Miolo de camarão, previamente cozido
1/2 lata de cogumelos laminados
Cebola q.b.
Alho q.b.
Azeite q.b.
3 iogurtes naturais (podem trocar por natas; deve ficar mais cremoso)
Farofa q.b. (facultativo)
Sal, pimenta e orégãos q.b.

Preparação

Misture o bacalhau desfiado com as batatas cozidas e cortadas em cubos pequenos. Refogue num pouco de azeite uma cebola e dois alhos pequenos. Junte o camarão, as delícias do mar cortadas e os cogumelos. Deixe alourar um pouco e misture-os ao preparado anterior.
Bata os iogurtes naturais (ou natas, se preferir) e tempere-os com sal, pimenta e orégãos a gosto. Envolva-os no bacalhau. (Como usei todos os iogurtes que tinha em término de prazo e fiquei com mais líquido do que pretendia, juntei um resto de farofa condimentada, que ajudou a dar consistência e sabor. Foi uma decisão muito acertada ;-) ).
Leve a forno quente (200º) durante 30 minutos ou até estar dourado.

Bom apetite!

1 comentário:

Mar disse...

Partilhamos este princípio essencial: o de não desperdiçar. E outros, que se adivinham pelas palavras que vamos trocando. Ficou com um aspecto delicioso!
Obrigada pela referência generosa. Obrigada por si. Aqui, com as suas receitas para tornar melhores os dias. E lá, no sítio onde tento fazer o mesmo. Mais uma coisa que partilhamos.

Beijo da Mar.