Num destes dias apanhei na Sic Mulher um episódio de “O Natal de Jamie”, onde ele fazia umas batatas assadas em três declinações: com azeite para serem mais saudáveis, com manteiga por terem mais sabor, e com banha de ganso, pela consistência e sabor.
Decidimos fazê-las e, mau grado do L. (que queria as de manteiga), seguimos a “variante azeite”.
Ficaram boas, sequinhas e estaladiças, mas creio que se tivessem sido descascadas (usámos batatas primor, com a casca muito fina) pudessem ter ficado ainda mais crocantes e saborosas. O L. meteu mãos à obra e confeccionou este acompanhamento que, ainda assim, merece repetição logo que possível.
Batatas assadas perfeitas
Ingredientes (adeque ao número de comensais)
Batatas q.b.
Azeite q.b.
Alecrim q.b.
Alhos q.b.
Sal marinho e pimenta q.b.
Preparação
Depois de descascadas, corte as batatas em pedaços médios. Tire a goma com água. Deite-as numa panela com água fria, tempere com sal e leve a cozer durante 10 minutos.
Depois de cozidas, retire-as e escorra-as. Abane-as um pouco.
Cubra o fundo de um tabuleiro com azeite de boa qualidade, espalhe por cima as batatas cozidas, tempere com sal e pimenta preta. Leve ao forno durante 30 minutos, a 190ºC, até estarem douradas. Passado esse tempo retire-as e esmague-as um pouco. Este processo ajuda a que fiquem estaladiças por for a e macias por dentro.
Numa taça ponha alecrim, junte azeite, vinagre e alguns alhos. Verta esta mistura por cima das batatas, uniformemente.
Volte a levar ao forno por mais 25/30 minutos, ou até achar que estão perfeitas.
Bom apetite!
4 comentários:
Hum....adorei essa receita!!!
Tá com a cara otima! bjosssssss
Só para dizer que adorei chegar aqui. Estive a ler posts anteriores e gostei tanto do seu (vosso) espírito! Aplicado à comida e às outras coisas. Tão bonitos os caderninhos Moleskine. Personalizados. Também fizeram parte das minhas ofertas de Natal, mas não me ocorreu isto. Para o ano será, depois da inspiração que aqui vim buscar. Obrigada por isso. Pelo comentário no meu blog. E pelas coisas boas que partilham.
Até à próxima visita!
Beijo da Mar
Vim conhecer o teu blogue e como sou uma batateira assumida, não resisti a deixar um comentário a estas batatas tão apetitosas.
:) Beijinhos
Certamente este tipo de alimento é ingerido em carne local. poreso quee é sempre bom para ir. mas eu acho que existem alguns lugares que são boa carne, como qualquer la caballeriza
Enviar um comentário